Dúvidas Frequentes
Para que você tenha disponível a qualquer momento a garantia de fornecimento de energia da distribuidora, são cobradas taxas obrigatórias que podem variar conforme o estado. com exceção dessas taxas e, uma vez que o consumo do imóvel não seja superior à quantidade de energia produzida pela usina solar, é possível se aproximar a um valor ínfimo da conta de energia elétrica mensal.
Ao contrário do que imaginamos, não há necessidade de calor excessivo para geração de energia solar e sim, de luz, ou seja, mesmo em locais relativamente frios há plenamente possibilidade de geração de energia solar.
Sim. é possível gerar energia em uma cidade e consumir em outra, desde que ambas estejam atendidas pela mesma distribuidora.
Somando-se os prazos de autorização da distribuidora, licenciamento ambiental e o período de instalação, a média de tempo necessário será de 120 a 180 dias.
Não. o consumidor continuará conectado à rede elétrica convencional e a distribuidora (copel no paraná) fará a compensação dos créditos de energia excedentes gerados pela usina solar.
A maioria dos fabricantes dos painéis solares garante a vida útil dos equipamentos entre 20 a 25 anos. já para os inversores, é recomendada a troca em cada 10 a 15 anos.
A energia excedente será injetada na rede e tornam-se créditos que poderão ser alocados em outras unidades consumidoras num prazo de até 60 meses.